quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Reunião da Diretoria Regional Noroeste em Itapetinga

A Coordenação da APLB em Potiraguá esteve reunida na Sede da APLB em Itapetinga no dia 21/12 (quarta-feira), no intuito de planejarem as movimentações sindicais para o ano de 2012.
Esteve presente a Diretora Regional Adenice Chaves e a Diretora de Organização Sindical Ivone Figuerêdo que discorreu sobre o novo Regimento das Delegacias e Núcleos Sindicais e a antecipação das eleições sindicais 2012.
Uma das pautas importantes foi o reajuste do Piso Nacional que será equivalente a 22%, este já aprovado pela Comissão de Educação do senado.
O novo ano que se aproxima será sem dúvida de muitas lutas e conquistas, mas, de muitas vitórias também.
Esperamos que os EDUCADORES se conscientizem do seu papel de "CIDADÃO CONSCIENTE" e lute pelo sua valorização.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de paz e muita alegria.

São os votos da Diretoria da APLB - Gestão 2009-2012.

2012 se aproxima e a luta sindical continua...

 REFLITA...

“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.”
(Bertold Brecht)


“Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis.”
(Bertold Brecht)

Coordenação da APLB em Potiraguá

Professores de Potiraguá decidem esperar....!??!

Em assembléia no dia 09/12, os professores decidiram não paralisar e aguardam o envio do Plano de Carreira em 2012 para a Câmara Legislativa.
A diretoria espera que esta atitude confiante dos professores resulte em resposta e respeito a classe em 2012 pelo gestor, que até o presente momento não enviou sequer um ofício acerca da avaliação do PCS.

Coordenação Sindical

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

TÉRMINO DO ANO LETIVO PODERÁ SER INTERROMPIDO EM POTIRAGUÁ

Professores da rede municipal estão aguardando resposta do prefeito cerca do Plano de carreira, caso não haja resposta a categoria se reunirá nesta sexta-feira e organizará  o Movimento de Paralisação Municipal.

Diretoria APLB

PROFESSORES DE POTIRAGUÁ QUEREM PARALISAR

Em reunião nesta terça-feira (06/12) os professores decidiram em Assembléia aguardar resposta do prefeito até quinta-feira acerca do PLANO DE CARREIRA. Caso o gestor não manifeste nenhuma resposta à categoria, a mesma irá instrumentalizar o MOVIMENTO DE PARALISAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
É necessário que a administração ao menos ouça a diretoria APLB, ação  que raramente acontece, o que acaba discorrendo em Manifestações já realizadas.
Precisamos de respeito e valorização na profissão, não dá mais para  nos contentarmos com o mínimo oferecido.
Esperamos que o GESTOR atenda ao pedido do Sindicato e evite que a categoria se manifeste contra a não resposta.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sindicato envia pedido de requerimento a Comissão de Educação.

A Diretoria da APLB sem obter êxito no ofício enviado ao prefeito em 25/11, encaminha a Câmara de Vereadores PEDIDO DE REQUERIMENTO, no qual será votado em Plenária um Requerimento ao Prefeito que terá um prazo para responder aos mesmos, sobre o parecer do Plano de Carreira.
É de grande interesse da categoria , obter um Plano de Carreira, pois o mesmo trará correções salariais significativas aos profissionais da Educação de Potiraguá.
Esperamos que o prefeito agilize o processo de avaliação do mesmo, sendo este Projeto elaborado por uma empresa contratada pela SEMECELT e Comissão Tripartite, onde o mesmo traz de forma clara a descrição do Estatuto (aprovado e promulgado pela Câmara de Vereadores), não estando fora da realidade da Lei já existente.

A direção da APLB Sindicato espera o empenho de todos os profissionais da Educação Municipal para que este Projeto saía do papel e vigore, a fim de que beneficie a todos os interessados.
Esta é uma luta de todos NÓS.

Carlos André
Secretário


terça-feira, 29 de novembro de 2011

SINDICATO SOLICITA PARECER DO PREFEITO ACERCA DO PCSR

No dia 25 de novembro do corrente ano a Coordenação da APLB Sindicato fez cobrança ao Prefeito acerca do seu Parecer sobre o Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação, uma vez que este fora construído no ultimo dia 02 /11 (feriado) e até a presente data o gestor não se manisfestou em relação ao PCSR.
Visando um atendimento imediato a APLB envia ao Prefeito o ofício em anexo.

domingo, 6 de novembro de 2011

FIQUE POR DENTRO DO PLANO DE CARREIRA

Aos profissionais interessados em conhecer o Plano de Carreira, sua organização e seus futuros direitos e deveres, procure o Sindicato APLB, na Rua 02 de julho, S/N em frente a Junta Militar. 

Veja apenas a estrutura inicial...

Carreira - o conjunto de cargos de provimento permanente organizado em níveis, classes e referências.
Nível - é a graduação de um cargo em linha ascendente, em virtude de titulação específica.
Classe - a posição distinta na faixa de vencimentos, dentro de cada nível, em função do tempo de serviço.
Referência - posição distinta na faixa de vencimento por promoção profissional, dentro de cada nível e classes, em função do desempenho profissional.

Saiba que, a construção do Plano objetiva assegurar aos servidores a formação continuada, esta promovida de forma independente ou via secretaria de educação.Neste intuito os profissionais terão incentivo em dar continuidade aos seus estudos.


Diretoria 2009-2012

James Fagundes 
coordenador

 Alziro Viana
Vice-Coordenador

Carlos André Chaves
Secretário 

Tatiana Oliveira
Tesoureira

Najara Santana
Secretária de Ações Sindicais

Wliana Oliveira Porto
Valtone Araujo
Suplentes

sábado, 5 de novembro de 2011

COMISSÃO ENCERRA ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA

No dia 02/11 (FERIADO) esteve reunida a Comissão e Consultoria EDUCARE para  finalizarem o Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação de Potiraguá. O mesmo já fora analisado pela Diretoria da APLB, que de forma ágil enviou no dia 04/11 à Secretária de Educação o Parecer nº 002 acerca da aprovação do mesmo.Em tempo solicitamos via ofício em anexo, agilidade do Executivo em avaliar e aprovar o Plano.
Neste momento precisamos cobrar do excelentissimo prefeito urgência para com a sua Consultoria Contábil e Jurídica, uma vez que este Plano de Carreira vem apenas discriminar o que contêm no Estatuto, este promulgado pela Câmara de Vereadores em agosto.

Carlos André Chaves
 Secretário do Núcleo

Grandes lutas, grandes Vitórias....

Esta é mais uma conquista da democracia em Potiraguá, articularmos na contra mão da política uma formação em Pós Graduação em nosso muncípio. Estou certo de que aos poucos conseguiremos nos libertar da opressão de cargos e vantagens impostos por políticos que apenas favorecem a si mesmos, sem ao menos pensar na classe minoritária.
Nossa vitória concretizou-se no dia 29 de outubro no Colégio Anísio Teixeira,onde reunimos a turma de pós-graduandos no intuito de aprimorarem seus conhecimentos.
Obrigado a Direção do Colégio Anísio Teixeira na pessoa da Diretora Tereza Ribas de Farias, pela concessão do espaço físico para realização desse marcante avanço na educação de Potiraguá.

Meus sinceros abraços aos cursistas e colegas da Pós -Graduação.

Carlos André

Profº Nilson ao centro (+ ou -)
1ª aula: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Turma de Pós Graduação em Potiraguá

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
POTIRAGUÁ-BAHIA
 
QUERIDAS E QUERIDOS PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO

“Eu atravesso as coisas — e no meio da travessia não vejo!
só estava era entretido na idéia dos lugares de saída e de chegada.
Assaz o senhor sabe: a gente quer passar um rio a nado, e passa;
mas vai dar na outra banda é num ponto mais embaixo,
bem diverso do que em primeiro se pensou (...)
o real não está na saída nem na chegada:
ele se dispõe para a gente é no meio da travessia...”
(João Guimarães Rosa, 1986: 26-52).


As lindas palavras de Guimarães Rosa inspiram em nós o desejo de saudá-las/os e convidá-las/los a participar dessa travessia formativa que se configura como o encontro de pessoas interessadas no aprimoramento profissional. Nossa travessia teve como marco inaugural o dia 29 de outubro e se estenderá por um ano totalizando 400 horas, distribuídas em três Módulos Temáticos de Conteúdo que se desenvolverão acompanhados de Oficinas Presenciais, Eventos Temáticos(on-line), e um Projeto de Intervenção Educacional que será elaborado ao longo do curso.
.O cronograma geral das nossas atividades, presenciais e a distância, será apresentado nos próximos dias no Portal para que vocês possam se organizar com a necessária antecedência. Mas é preciso lembrar que os encontros presenciais acontecerão, preferencialmente, nos sábados o dia todo. Os/as cursistas serão acompanhados pelo monitor de pólo e pelos professores tutores, que desenvolverão suas atividades na Faculdade Vale do Cricaré . Nossa intenção é criar um movimento de estudos, pesquisas e diálogos que nos ponham em conexão para que a distância geográfica desta travessia não se traduza em afastamentos.

Carinhoso Abraço,

Carlos André de J. Chaves
secretário do Núcleo APLB
Articulador da turma

sábado, 22 de outubro de 2011

NÃO PODEMOS ESQUECER DELA...MOSTROU A CARA...

Não poderíamos esquecer de Amanda Gurgel que impactou a educação brasileira com o seu depoimento acerca da desvalorização do professor.Felizmente ainda existem pessoas que dão suas caras à tapas a fim de defenderem a causa alheia.Mas, certamente não é em vão esta luta.
SÓ COM A UNIÃO DE TODOS, ALCANÇAREMOS UMA MELHORIA NA EDUCAÇÃO.

NESSA PERSPECTIVA É QUE O SINDICATO CONVIDA A TODOS PARA ESTA LUTA.

DIA 26 DE OUTUBRO, PARTICIPE E REIVINDIQUE MELHORIAS NA EDUCAÇÃO

APLB - SINDICATO DE POTIRAGUÁ

Professores de Potiraguá aderem a Paralisação Nacional

Em adesão a Paralisação Nacional  que acontecerá no dia 26 de outubro do corrente ano ,os professores aproveitarão este movimento para se reunirem em Assembleia na Escola Municipal Rui Barbosa a fim de estudo do PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS  junto aos demais Profissionais da Educação Potiraguense.

Quaisquer esclarecimentos procure a diretoria da APLB


Carlos André
Secretário







O BRASIL VAI PARAR PARA MARCHAR EM BRASÍLIA

banner_web_marcha_pib_v04
No dia 26 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas 43 entidades filiadas em todo o Brasil irão fazer uma mobilização que promete reunir cerca de dez mil pessoas no Planalto Central. É a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que nesta edição pede 10 mil pelos 10% do PIB para a Educação. O Brasil investe, hoje, cerca de 5% do PIB no setor.
Para a CNTE, não há dúvidas de que o direito à educação depende de mais recursos financeiros e de sua melhor aplicação. A meta de investimento de 10% do PIB visa tirar o atraso no qual a educação pública brasileira se encontra. Atualmente, é notório o quanto os educadores estão desestimulados devido à baixa remuneração e à estrutura precária das escolas.
 Pesquisas denunciam que a juventude não se sente atraída pela carreira de educador. O número de formandos nos cursos preparatórios de docentes para os primeiros anos da educação básica - como Pedagogia e Normal Superior – foi reduzido pela metade em quatro anos, segundo os últimos dados do Censo do Ensino Superior, realizado anualmente pelo MEC. De 2005 a 2009, o número de graduados caiu de 103 mil para 52 mil, comprovando o desinteresse dos jovens pela carreira.
Motivos para parar não faltam
As muitas paralisações organizadas revelam a dificuldade de interlocução com os governantes para o atendimento das atuais demandas da educação. Somente na rede pública estadual, a CNTE contabiliza doze greves em 2011. Atualmente, a rede estadual do Pará está paralisada.
A longa duração dessas greves chama a atenção. Os professores cearenses voltaram às salas de aula somente após 63 dias e com o compromisso do governo do estado de pagar o piso vinculado à carreira.  Em Minas Gerais, os professores permaneceram em greve por 112 dias até conseguirem dar início a um processo de negociação com o governo estadual.
O motivo principal das greves de 2011 é o descumprimento da Lei 11.738/08, que trata do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Sancionada há 3 anos pelo presidente Lula, a lei ainda não é cumprida integralmente em nenhum estado e município. “Na maioria dos estados e municípios que dizem cumprir o piso, a norma não é seguida como deveria, pois não estruturaram uma carreira para os profissionais", afirma o presidente da CNTE, Roberto Leão.
Equívoco sobre o valor do piso
A Lei do Piso estabeleceu o valor de R$950,00 para ser pago como vencimento inicial de carreira do professor com formação de nível médio, a partir de 2008. Este valor sofreria reajustes anuais utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano. Por isso, a CNTE calcula que os professores de nível médio deveriam receber em 2011 um salário inicial de R$1.597,87. O Ministério da Educação, porém, estabeleceu a quantia de R$1.187,97.
Marcha Nacional
A Marcha Nacional no dia 26 de outubro visa sensibilizar a sociedade e dar visibilidade para questões que comprometem a qualidade da educação. Neste dia, os participantes se concentrarão às 9 horas em frente ao estádio Mané Garrincha (em reforma para a Copa de 2014) e marcharão a partir das 10 horas até o Congresso Nacional, onde será feito um ato pela defesa de 10% do PIB e não apenas 7% como consta no Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso.
A CNTE pretende entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e ao relator do PNE, Deputado Ângelo Vanhoni, cem mil assinaturas de apoio à destinação de 10% do PIB para a educação pública brasileira.
Também estarão expostos em frente ao Congresso, os trabalhos da mostra cultural promovida pela Confederação. Nesta mostra, lançada no dia 16 de setembro, alunos de escolas públicas inscreveram desenhos, poemas, cordéis, qualquer manifestação artística sobre o tema “Por que 10% do PIB para a Educação Pública?”.
A CNTE convida todos a participar do movimento por mais financiamento para o setor. A educação tem papel importante na formação dos trabalhadores, na distribuição da renda e no desenvolvimento sustentável a longo prazo. “10% do PIB não é muito e todos sabem disso, principalmente em se tratando de educação, que é essencial para a construção de um país justo e preparado para o futuro” afirma Leão. (CNTE, 19/10/11)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PARABÉNS AOS MESTRES DE POTIRAGUÁ, ITAÍMBÉ E GURUPÁ

HOMENAGEM AOS PROFESSORES DE POTIRAGUÁ


SER PROFESSOR

Ser professor
é professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

domingo, 2 de outubro de 2011

INICIA A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES DE POTIRAGUÁ



Nesta sexta-feira dia 30/09 esteve presente o Dr Geovane representante da EDUCARE contratada para construção do PCCR deste municipio.O mesmo apresentou o modelo de um Plano o qual foram feitas adaptações de acordo a realidade de nosso municipio.Ficou acertado que cada segmento APLB. Vereadores e Executivo apresentará a categoria fazendo as modificações necessárias A proxima reunião ficou agendada para o dia 08/10, no qual deverá estar presente a diretora regional Adenice Chaves.

Diretoria Local APLB